A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou duas notas técnicas dedicadas ao hidrogênio cinza e hidrogênio azul. A nota técnica com foco no hidrogênio cinza apresenta os principais aspectos técnicos, econômicos, logísticos, de segurança e estudos de caso desta rota que se apresenta como o estado da arte a produção atual de hidrogênio.
A nota técnica dedicada ao hidrogênio azul conta com a aplicação de captura de carbono, onde foram apresentados os aspectos da produção de hidrogênio a partir do gás natural e as técnicas de captura, armazenamento e utilização de carbono (CCUS) que visam à redução de emissões de dióxido de carbono oriundo do processo de produção do hidrogênio.
De acordo com a EPE, a última nota técnica dessa trilogia, referente ao hidrogênio turquesa, será publicada até o final do primeiro trimestre de 2022. As notas dedicadas ao hidrogênio azul e turquesa foram desenvolvidas através de uma colaboração técnica entre os EPE e o BEP (Programa de Energia para o Brasil – da sigla em inglês) do governo britânico.
Nesse sentido, a publicação dos estudos faz parte de um conjunto de ações governamentais com o intuito de desenvolver a economia do hidrogênio no Brasil, onde todas as rotas de produção e insumos merecem atenção, principalmente aquelas que contribuam para uma maior descarbonização da economia brasileira no futuro. É possível fazer o download das notas técnicas na página da EPE.
Fonte: Publicações (epe.gov.br).