Sobre a BGEnergy

A BGEnergy foi fundada em janeiro de 2022 com o propósito de servir como fornecedora de conhecimento a respeito das tecnologias que acercam a economia do hidrogênio de baixo carbono, armazenamento de energia elétrica e fontes renováveis, através de O&M de plantas de hidrogênio, Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, serviços especializados de engenharia, pesquisa, cursos e treinamentos. Auxiliamos empresas do setor de eletricidade, transporte, óleo e gás, fertilizantes, entre outros setores da indústria que possam ser beneficiados por este vetor energético renovável.

Nossa equipe é formada por três engenheiros com mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas. Contamos com conhecimento e experiência nos métodos de produção, armazenamento e consumo do hidrogênio de baixo carbono. Participou de dois grandes projetos desenvolvidos  no escopo da Chamada N° 021/2016 de P&D Estratégico da Aneel, na fase de pesquisa e nos projetos de engenharia de integração dos sistemas de armazenamento de energia elétrica e desenvolvimento de projeto.

A BGEnergy foi a primeira empresa contratada para desenvolver soluções de O&M de planta de hidrogênio renovável em operação no Brasil.

Ana Beatriz Barros Souza

Diretora de Inovação

Engenheira Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre e doutoranda em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Têm experiência em inovação tecnológica, sistemas que utilizam hidrogênio de baixo carbono sobretudo na sua aplicação na mobilidade. Participou como pesquisadora nos projetos de P&D em armazenamento de energia elétrica com hidrogênio e baterias  da Chamada Estratégica n° 21 da ANEEL/2016. Atualmente desenvolve serviços de operação e manutenção de plantas de hidrogênio de baixo carbono, pesquisa em sistemas fotovoltaicos flutuantes com tracker e roadmap tecnológico do hidrogênio.

Hélio Nunes de Souza FIlho

Diretor Técnico

Engenheiro Químico pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre e doutorando no Programa de Planejamento de Sistemas Energéticos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na tecnologia do hidrogênio, desde a sua fonte, em sistemas fotovoltaicos flutuantes e em solo com tracker até a produção do hidrogênio e seus usos finais, com foco   na injeção da rede de gás natural (Power-to-Gas) onde são realizadas análises de parâmetros de percentuais de gás injetados. Participou como pesquisador em projetos de P&D em armazenamento de energia elétrica com hidrogênio e baterias no escopo da Chamada Estratégica n° 21 da ANEEL/2016. Atualmente desenvolve estudos estratégicos do roadmap tecnológico do hidrogênio e suas fontes além de serviços de operação e manutenção de plantas de hidrogênio de baixo carbono.

Vitor Feitosa Riedel

Diretor Executivo

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Itajubá. É mestre e doutorando no Programa de Planejamento de Sistemas Energéticos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no âmbito de sistemas que utilizam o hidrogênio de baixo carbono como vetor energético. Atuou em projetos de engenharia, instalação, comissionamento e pesquisa em plantas de hidrogênio de baixo carbono junto a grandes empresas do setor de energia. É especialista na Operação e Manutenção de plantas de eletrólise com tecnologia alcalina e tipo PEM, sendo coordenador técnico de um projeto de P&D ANEEL nesta temática desenvolvido pela BGEnergy. Possui experiência com projetos de P&D do setor elétrico, fontes renováveis de energia, armazenamento de energia e inovação tecnológica.