A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi selecionada pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) para construção do Centro de Produção e Pesquisas em Hidrogênio Verde (CPPHV) através de um recurso de € 5 milhões (cerca de R$ 30 milhões), segundo informação publicada na página da instituição em outubro de 2021.
O CPPHV contará com uma potência instalada de 1 MW e será abastecido de energia elétrica oriunda de fontes renováveis seja pelo fornecimento de energia 100 % renovável. Segundo informações da Instituição, o CPPHV contará com um sistema de alto padrão com eletrolisador, tanque de armazenamento, célula combustível e outros, para promover o desenvolvimento de pesquisas com parceiros da indústria e incubação de empresas, visando a disseminação do uso do hidrogênio. O término da construção do CPPHV está prevista para o final de 2023.
Parcerias
O projeto contará com diversas parcerias com organizações. Segundo o professor Jamil Haddad, “já contamos com o interesse demonstrado pela CEMIG em tratar de armazenamento de energia e peak shaving, e do Grupo AMAGGI (maior produtor brasileiro de grãos e fibras vegetais) para o desenvolvimento de fertilizantes. Memorandos de entendimento (MoU) foram firmados com a FIAT Stellantis para o emprego de aço verde, com os fabricantes de motores MWM e AVL para a conversão de combustíveis, além da mobilidade urbana com o uso de ônibus escolares movidos a hidrogênio com a Prefeitura de Itajubá […]”.
“A construção de um centro focado na produção e estudo das tecnologias envolvendo hidrogênio coloca a UNIFEI como referência mundial na área” em nota publicada na mídia da instituição.
Fonte: UNIFEI