BGEnergy, startup que oferece serviços em tecnologias sustentáveis, sobretudo hidrogênio, assinou contrato com FURNAS Centrais Elétricas S.A no escopo do Programa de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o desenvolvimento do Projeto de “Fornecimento de serviço especializado em operação e manutenção das plantas de hidrogênio verde”. Este Projeto será desenvolvido na planta de hidrogênio verde em operação na UHE Itumbiara, localizada entre os municípios de Araporã -MG e Itumbiara-GO.
O desenvolvimento deste serviço é um marco no contexto nacional. A BGEnergy, é a primeira empresa nacional que desenvolverá O&M em uma planta de hidrogênio verde em operação. O projeto desenvolvido pela BGEnergy conta com parceria da Barrios Consultoria, empresa com experiência em Gestão de Projetos de P&D.
Sobre o hidrogênio verde:
Na última década, o aumento da demanda de energia e a busca por alternativas que promovam a garantia e a segurança no suprimento energético se tornaram essenciais por instituições governamentais em todo o mundo. Neste contexto, hidrogênio é uma opção promissora para o armazenamento de energias renováveis, com um objetivo final de transição para um futuro de baixo carbono. O hidrogênio pode ser utilizado para o armazenamento de energia em períodos de alta produção e baixa demanda da rede, além da possibilidade da sua utilização como insumo em outros processos, como combustível veicular, em indústrias químicas ou ainda ser misturado ao gás natural, utilizando a infraestrutura da rede gás existente (IEA, 2022).
Hidrogênio verde na UHE Itumbiara:
No Brasil, ações vêm sendo desenvolvidas em parcerias do setor público-privado, como é o caso das chamadas estratégicas desenvolvidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para ser considerado hidrogênio verde, a fonte de energia para a eletrólise precisa ser renovável, por exemplo a solar fotovoltaica ou a eólica.
A UHE Itumbiara dispõe de uma planta capaz de produzir e armazenar hidrogênio verde. Este sistema utiliza a sinergia entre as fontes solar e hidrelétrica, e apresenta um sistema de armazenamento de energia elétrica para compensar intermitências e sazonalidades da fonte solar, com armazenamento energético, formado por baterias de íon-lítio e por hidrogênio eletrolítico.
Neste contexto, do ponto de vista da BGEnergy, como um centro de conhecimento, estaremos aliados à integração da cadeia de hidrogênio verde, envolvendo a sociedade civil e os setores empresariais, bem como direcionando esforços para uma reestruturação dos processos de operação e manutenção alinhados com a questão da sustentabilidade.
Sobre a BGEnergy:
A BGEnergy foi fundada em janeiro de 2022 com o propósito de servir como facilitadora e fornecedora de conhecimento a respeito das tecnologias que acercam a economia do hidrogênio verde, armazenamento de energia elétrica e fontes renováveis, através de consultorias, cursos, treinamentos e O&M de plantas de hidrogênio verde. Nossa equipe é formada por especialistas nas tecnologias do hidrogênio verde e mestres em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas que dispõe de conhecimento para auxiliar universidades, empresas do setor de eletricidade, transporte, óleo e gás, fertilizantes, entre outros setores da indústria que possam ser beneficiados por este vetor energético renovável.
A empresa conta com conhecimento e experiência nos métodos de produção, armazenamento e consumo do hidrogênio verde incluindo a participação em dois grandes projetos no escopo da Chamada N° 021/2016 de P&D Estratégico da ANEEL.