As usinas liberadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para operação comercial em maio totalizaram um aumento de 601,5 megawatts (MW) na potência instalada no Brasil, o melhor resultado mensal alcançado no ano até o momento. Nestes cinco meses, a expansão obtida foi de 2.162 MW.
Segundo a ANEEL, o incremento verificado em maio foi de 387,2 MW em usinas termelétricas, 144 MW em plantas eólicas, 40,7 MW em usinas solares fotovoltaicas e 29,5 MW em pequenas centrais hidrelétricas. Houve acréscimos nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.
A expansão da geração este ano ocorreu, até o momento, em 13 estados de quatro regiões brasileiras. De acordo com a ANEEL, Bahia e Rio Grande do Norte respondem por 43,9% (950,1 MW) da potência instalada no Brasil em 2022.
Capacidade instalada
Ainda de acordo com a ANEEL, a potência total instalada no Brasil, até maio, foi de 183.129,3 MW segundo dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA, atualizado diariamente com dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Mais dados sobre a geração de energia elétrica no Brasil também podem ser encontrados na página da ANEEL.