As metas de redução das emissões e a necessidade de substituir o gás natural da Rússia no mix energético europeu continuam a conduzir as políticas da União Europeia (UE) em relação ao hidrogênio verde. Nos últimos anos, houve um rápido crescimento do número de setores na UE sujeitos à regulação das emissões de gases de efeito estufa, que está impulsionando a demanda por combustíveis mais limpos, como o hidrogênio verde.

Para os produtores e consumidores de hidrogênio verde (e outros combustíveis Power-to-X), a certeza regulatória sobre os critérios para certificação da commodity como “verde” é fundamental.

Recentemente, o Parlamento Europeu propôs um conjunto de alterações nos critérios para a eletricidade renovável utilizada na produção de hidrogênio que:

  • remove a exigência de que a eletricidade renovável se origine de uma usina construída no prazo de três anos a partir da construção da usina de hidrogênio; e
  • modifica o tempo e a ligação geográfica necessária entre a geração de eletricidade renovável, permitindo que esta energia possa ser utilizada em um prazo de três meses para a produção de hidrogênio verde.

As alterações propostas poderiam facilitar o rápido crescimento da produção de hidrogênio verde e reduzir os custos de produção.

Fonte: Desenvolvimentos recentes nos requisitos da UE para certificação de hidrogênio verde – Global Energy Blog

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email